CURSOS AGENDA CONFERÊNCIAS PUBLICAÇÕES QUEM SOMOS CONTACTOS
2013
"A Fortuna ou o Infortúnio Crítico de Amadeo de Souza-Cardoso"
Helena de Freitas
A Fortuna ou o Infortúnio Crítico de Amadeo de Souza-Cardoso

28 de Novembro - 5ª feira | 18h45

“Se tomarmos a fortuna crítica de Amadeo no seu todo, é visível para além da sua vastíssima dimensão, um processo claramente descontínuo, em que o artista aparece e desaparece ao ritmo irregular dos episódios expositivos que se vão sucedendo, com uma fraca assimilação interpretativa. Ao longo dos anos, Amadeo é fonte de surpresa e assombro para gerações sucessivas. A história da recepção crítica à sua obra é, até muito tarde, irremediavelmente tarde para muitos, a história de um eterno recomeço”

Helena de Freitas nasceu em Lisboa em 1958, onde vive e trabalha. Licenciada em História pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa em 1982, concluiu o Mestrado em História de Arte, em 1986, com uma tese sobre Grafismo e a Ilustração nos anos 20.
Foi colaboradora permanente do Departamento de Documentação e Pesquisa do Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian, com projectos de investigação no âmbito da História de Arte Contemporânea, a partir de 1983. Assessora de Direcção no Centro de Arte Moderna José de Azeredo Perdigão da Fundação Calouste Gulbenkian, de 1988 a 2010.
Foi Directora da Casa das Histórias Paula Rego, em Cascais, entre 2010 e 2013.
Trabalha actualmente como curadora no Museu Gulbenkian.

Historiadora e Critica de Arte desde os anos 80, foi colaboradora regular no Expresso (Revista e Cartaz) entre 1989-1990.
Realizou o Curso de Arte Contemporânea Portuguesa - Anos 60, 70 e 80, no Centro de Arte Moderna, com o escultor Rui Sanches em 1996.
É curadora de exposições antológicas, retrospectivas e temáticas, desde 1987, nesta Instituição, onde se destacam entre muitas outras as seguintes exposições: retrospectiva de António Palolo ,1995 ; Artes Gráficas de Bernardo Marques, 1998; Ernesto de Sousa ”Revolution my body” (com Miguel Wandschneider), 1998; “Linhas de Sombra” (Com João Miguel Fernandes Jorge), 1999 ;retrospectiva de Joaquim Bravo (com Leonor Nazaré), 2000; “Obras Escolhidas de Pedro Calapez” (com João Miguel Fernandes Jorge), 2004; “Res Publica” (com Leonor Nazaré), 2010.
Coordenadora do Catálogo Raisonnée de Amadeo de Souza-Cardoso, publicado em 2007, e de várias acções em torno deste artista, nomeadamente a exposição Diálogo de Vanguardas, Fundação Calouste Gulbenkian, 2006-2007.

* Na imagem - Postal do Armory Show, 1913, com reprodução de pintura de Amadeo de Souza-Cardoso, Before the Bullfight.
arteilimitada: "à conversa sobre criação artística, residência e outras causas"
Tiago Andrade e Marta Silva, moderação de Lúcia Marques
arteilimitada: "à conversa sobre criação artística, residência e outras causas"

18 de Junho - 3ª feira | 18h45

A prática artística multifacetada que Tiago Andrade tem vindo a amadurecer tem encontrado expressão em áreas tão diferentes como artes visuais, performance, composição e produção de música, DJing, poesia, publicação de autor, design gráfico e editorial, fotografia, intervenção, plataformas digitais, vídeo e desenho. A LARGO RESIDÊNCIAS é uma experiência ímpar no que diz respeito à participação activa num processo de regeneração sócio-urbanística. A partir desta experiência, já com dois anos de existência, para além de 6 anos de conhecimento do bairro, Marta Silva (a sua diretora artística e executiva) fará a sua apresentação.

Marta Silva (Porto, 1978). É formada em Dança pela Escola de Dança Ginasiano e licenciada em Ciências da Educação (FPCE-UP). Publicou o livro “Educação pela Arte”, fez cursos de formação em dança em vários países e cidades (França, Bélgica, Ucrânia, Polónia, Tallin, Nova York, etc). Desde 1996, lecciona dança criativa para crianças e dança contemporânea para adultos em diferentes contextos sócio-educativos. Em 2007 é mãe do Gabriel. Desde 2009 que é diretora artística e coordenadora pedagógica do SOU-Associação Cultural sediada nos Anjos (Lisboa), através da qual em 2011 cria o novo projeto LARGO RESIDÊNCIAS, em pleno Intendente (Lisboa), do qual é diretora artística e executiva.

Tiago Andrade (Coimbra, 1984). Formado na Glasgow School of Art, 2008 em BA Fine Arts: Sculpture & Environmental Art; diretor e animador do programa de rádio experimental Estufa na Rádio Zero, Lisboa (2004-06); participante da residência Red Bull Music Academy, Melbourne (2006); técnico e assistente de galeria Laure Genillard, Londres (2009); assistente artista Miguel Palma, Lisboa (2010); designer gráfico no Estúdia, São Paulo (2011); diretor de arte para Defendideias, Luanda (2012).

Lúcia Marques (Lisboa, 1974). Curadora e produtora cultural (interessada no impacto dos fluxos migratórios nas artes visuais). Formada em História da Arte, foi crítica de arte no Expresso de 1999 a 2001, altura em que integrou a equipa do Instituto das Artes do Ministério da Cultura de Portugal (até 2006). Foi curadora do programa de artes visuais do IC - Instituto Camões em Bruxelas, no âmbito da Presidência Portuguesa da UE (Jul.-Dez. 2007) e coordenadora do Programa INOV-Art de Março 2009 a Julho 2010 (1.ª e 2.ª edições), voltando depois à curadoria como freelance. É desde meados de Julho de 2011, produtora e assistente de programação do Programa Gulbenkian Próximo Futuro.
"Aula Aberta com João Queiroz"
João Queiroz
"Aula Aberta com João Queiroz"

29 de Abril de 2013

O seu trabalho caracteriza-se por uma extraordinária e complexa investigação, no campo da pintura e do desenho, que tem tido como ponto de partida a Paisagem.

João Queiroz nasceu em Lisboa em 1957.
Licenciou-se em Filosofia pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa em 1984. Entre 1989 e 2002 leccionou Desenho, ­ Pintura e Teoria de Arte no Ar.Co – onde foi também um dos responsáveis pelo Curso Avançado de Artes Plásticas. Em 2000 foi-lhe atribuído o Prémio EDP de Desenho e em 2011 foi distinguido com o Prémio da Associação Internacional de Críticos de Arte (AICA). Artista actualmente representado pela Galeria Vera Cortês.
Arte Ilimitada Lda. - Escola de Artes Visuais