CURSOS AGENDA CONFERÊNCIAS PUBLICAÇÕES QUEM SOMOS CONTACTOS
2012
"De quem é contemporâneo o artista? Sobre a genealogia de Rui Chafes"
Maria João Branco
"De quem é contemporâneo o artista? Sobre a genealogia de Rui Chafes"

15 de Novembro de 2012

A partir da auto-genealogia desenvolvida pelo escultor Rui Chafes, procurar-se-á esclarecer o que significa dizer ou pensar que se é contemporâneo de alguém e, em particular, em que sentido o diz ou pensa um artista. Mais concretamente, procurar-se-á responder à pergunta “de quem é contemporâneo um artista contemporâneo?

Maria João Mayer Branco (Lisboa, 1974) estudou Filosofia na Universidade Nova de Lisboa e na Università degli Studi di Pisa (Itália). Doutorou-se com uma tese sobre a estética de Nietzsche sob a orientação de Maria Filomena Molder. A par da sua actividade académica, foi responsável por diversos cursos teóricos no Ar.Co — Centro de Arte e Comunicação Visual, estando actualmente a leccionar na Universidade Nova de Lisboa.
"Escrever sobre Arte"
Pedro Faro
"Escrever sobre Arte"

17 de Abril de 2012

Que tipo de textos podem ser escritos sobre arte? Esta apresentação, partindo da análise dos diferentes conteúdos que podem assumir os diferentes textos que são escritos sobre arte, procura questionar alguns dos aspectos subjacentes a esta actividade. Entre a divulgação, memória descritiva, a crítica e a investigação, os diferentes tipos de texto sobre arte parecem constituir um património fundamental para a compreensão das obras de arte. Quais são os instrumentos, regras, limitações, fragilidades, instituições, afinidades, que podem enformar um texto sobre arte na actualidade?

Pedro Faro (Lisboa, 1976). Crítico e Historiador da Arte. Formado em História da Arte, pela FCSH - Universidade Nova de Lisboa, e em Comunicação Empresarial, pela Escola Superior de Comunicação Social de Lisboa, colaborou na revista L+arte (de 2006 a 2011). Foi consultor de Artes Visuais do programa de televisão Câmara Clara, na RTP 2 (de 2010 a 2012). Tem desenvolvido e colaborado em várias actividades e projectos de investigação e divulgação da arte contemporânea. Integra a secção portuguesa da AICA (Associação Internacional de Críticos de Arte), desde 2009, e a Associação Portuguesa de Historiadores da Arte, desde 2010.
Arte Ilimitada Lda. - Escola de Artes Visuais