CURSOS AGENDA CONFERÊNCIAS PUBLICAÇÕES QUEM SOMOS CONTACTOS
2009
"Entra-se mudo, sai-se calado: A cultura visual no espaço público contemporâneo"
Sofia Ponte
"Entra-se mudo, sai-se calado: A cultura visual no espaço público contemporâneo"

5 de Novembro de 2009

O espaço público urbano tende a orientar-se para atracções turísticas e comerciais subtraindo qualidades à vivência da nossa esfera social. Como pode a arte expandir esta ocupação e encorajar o registo da diversidade e fluxo de uma cidade? A conferência incide sobre a cultura visual no espaço público, a partir de exemplos, e com base numa noção alargada de arte. Pretende-se proporcionar um novo conhecimento sobre aspectos que permitem observar e compreender melhor as condições específicas em que emerge a cidade do século 21.

Sofia Ponte, nasceu em Lisboa (1978). Artista e investigadora em arte contemporânea. Os seus interesses incidem sobre arte pública e design. Colaboradora do Serviço Educativo do Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian desde 2004. Lecciona no IADE e na Escola Maumaus em Lisboa. É licenciada em escultura pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (1996-2001) e mestre em cultura visual pelo Visual Arts Program, Massachusetts Institute of Technology, EUA (2006-08).
"Auto-retrato & Autor na arte contemporânea"
Fátima Lambert
"Auto-retrato & Autor na arte contemporânea"

12 de Março de 2009

Formulando algumas questões, pretende-se reflectir sobre o "Auto-retrato" produzido por artistas contemporâneos, embora salvaguardando a tradição/ herança patentes na historiografia e estética da Arte ocidental: Quem é Artista? Quem é Autor? Como se mostra aos outros? Que objectivos, intencionalidades ou deliberações determinam o auto-retrato na contemporaneidade?

Fátima Lambert é professora coordenadora na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto, onde lecciona Estética, Arte e Cultura Contemporânea. Realizou Mestrado e Doutoramento em Estética (Filosofia Contemporânea) na U.C.P. Foi bolseira da FCT com o Projecto "Writing and Seeing" (FLUP). Conferencista desde 1988 tem organizado vários Seminários, Colóquios, Congressos, paralelamente à actividade como Comissária de Exposições. Publicou várias monografias sobre artistas contemporâneos e escreve para revistas, catálogos e outros volumes. Foi Coordenadora da "Comissão para o Ensino Artístico" do Ministério da Educação (1996/1997).
Arte Ilimitada Lda. - Escola de Artes Visuais